Perguntas Frequentes

Dê uma olhada nas dúvidas que outras pessoas tiveram, e caso a sua não se encontre nas listas abaixo envie-nos uma mensagem.

# Operação

Os documentos para atualização ou que estejam pendentes podem ser enviados por e-mail que nós fazemos a atualização em sistema para você.

A homologação tem um prazo de SLA a ser finalizado e é necessário que informemos o status final da homologação (aprovada/reprovada), porém você possui todo o período de vigência de sua certificação para enviar todo e qualquer documento vencido ou que conste pendente. Assim que enviado e sanadas as pendências reprobatórias, alteramos o status da homologação para aprovada.

A data de vigência está relacionada diretamente com a autorização de emissão da NF, a partir de então a vigência é considerada dentro de um ano.

Suas informações são disponibilizadas a todos os compradores de nossa base (exceto em casos de subsídio) e portanto caso haja interesse eles poderão contatá-los diretamente. Caso seja solicitado algum tipo de prospecção por parte do comprador que envolva os serviços que prestam, entramos em contato.

O status de reprovado não é definitivo, e no caso de documentos específicos para a atividade que a empresa ainda não possui, aceitamos o comprovante de entrada no Órgão para se obter o documento referente. Bem como, o envio do comprovante de pagamento. Assim, conseguimos habilitá-lo em sistema até que obtenha o documento oficial e nos encaminhe para atualização.

Toda documentação enviada ano passado e que estiver válida, será considerada na renovação. Porém, existem documentos com vigência e estes precisamos renovar.

Os documentos devem ser assinados pelo representante legal, ou procurador. Essa informação é encontrada no documento de constituição da empresa, em geral onde fala sobre “Administração”.

Não, são documentos diferentes, os formulários específicos são documentos que devem ser preenchidos diretamente em nosso site. Caso não seja feito desta maneira o sistema não computará o envio.

Não, alguns documentos são reprobatórios para o processo, assim devem ser priorizados de preferência para envio até o prazo estabelecido. Os demais documentos também são importantes para o processo e devem ser enviados, mas pode enviar conforme for conseguindo eles.

Nós realizamos a homologação para dar um parecer aos compradores, quando o processo é finalizado e a empresa é liberada e a contratação fica a cargo do comprador. 

A exigência de situações especiais é feita de acordo com a consulta nos órgãos competentes e sua atividade consta como regulada, assim são necessários, a menos que a empresa não realize alguma atividade regulada para empresa compradora, neste caso podemos verificar sobre  a isenção.

Não, nós emitimos um relatório financeiro que só é possível com os dados que constam no balanço e DRE. Verifique com quem está em contato se no seu caso é reprobatório, caso não, não há problemas que esse documento fique pendente porém a empresa irá ficar com a nota do processo um pouco menor pois vai deixar de ter essa informação no cadastro.

O protocolo de regularização junto ao órgão pode ser enviado para comprovar que estão regularizando a situação.

O status não é definitivo, assim que for enviada no mínimo a documentação reprobatória já é possível alterar o status para aprovado.

Os documentos devem ser enviados por email, apenas o formulário especifico da empresa compradora precisa ser preenchido e enviado pelo portal com os dados de acesso enviados no início do processo.

Caso não localize o local de atualização de documentos no portal, os documentos podem ser enviados por email para quem esteve em contato no processo inicial de homologação.

Essa documentação precisa ser anual iniciada em 31 de Janeiro e fechada em 31 de dezembro, precisa estar assinada pelo representante legal e contador e o Capital Social precisa estar de acordo com o Capital Social informado no documento de constituição da empresa.

O processo de decisão de compras é diretamente com o comprador e somente ele poderá definir os critérios para prosseguir. A nota vai se atualizando conforme vamos recebendo e incluindo informações em seu cadastro.

# Gestão de Solicitação (cadastro simplificado)

Os documentos que necessitam de assinaturas por parte do fornecedor devem ser assinados obrigatoriamente pelo administrador da empresa conforme conste no documento de constituição, caso o responsável pela assinatura não seja o administrador da empresa, o mesmo deve possuir uma procuração que o outorgue a assinar pela empresa.

Não, os documentos necessários para o plano Simplificado são coletados e/ou solicitados ao fornecedor, caso seu cadastro esteja concluído e validado no sistema não é necessária nenhuma outra inclusão documental.

O comprovante bancário deve ser obrigatoriamente um documento emitido pelo banco, o mesmo deve conter os seguintes dados: CNPJ e/ou Razão Social do fornecedor; número da agência; número da conta e uma alusão ao banco (logotipo ou nome do banco). Alguns exemplos de conta bancária: folha de cheque, cabeçalho de extrato e declaração do banco assinada pelo gerente.

A Sertras além de realizar o serviço de homologação, realiza também o serviço de prospecção de fornecedores, onde empresas compradoras nos informam demandas em aberto em localidades específicas, a partir desse momento o time da Sertras realiza uma busca no portal por fornecedores que podem atender a demanda na localidade indicada, portanto, caso sua empresa se encaixe no escopo e localidade certamente será informada para envio das informações necessárias para participar do processo. Para além disto, os contatos comerciais seguem sendo diretamente com a empresa compradora.

O time Sertras informará a conclusão do cadastro por e-mail. Informaremos o login e senha para acesso ao nosso portal. Caso seu cadastro tenha alguma pendência também entraremos em contato para tentar regularizá-la.

# Televendas

Pois para que o processo possa ser feito dentro da empresa compradora é necessário um número considerável de pessoas trabalhando neste quesito, e isto possui um alto custo envolvido. Além do fato de que, realizando com uma empresa parceira, o processo se torna neutro e imparcial.

A Sertras não tem autonomia para bloqueio de fornecedores, principalmente sem a ciência e aval dos compradores. Todo fornecedor, caso tenha alguma não conformidade no processo, é orientado pela equipe da Sertras caso deva buscar alguma regularização em suas documentações.

Toda documentação gera uma nota ao fornecedor e o não envio das documentações tem impacto diretamente nesta nota. Algumas delas são consideradas reprobatórias e caso não sejam apresentadas, o status da homologação ficará como reprovada, que pode ser alterada para aprovado, assim que os documentos são enviados.

Os fornecedores precisam comprovar para uma empresa terceira que estão plenamente regulares com respeito à requisitos legais para vender seus produtos ou serviços. Muitas empresas não estão regulares o que nos obriga a solicitar de todos os fornecedores esta comprovação. Para os fornecedores é uma oportunidade, já que ao concorrer a novos contratos poderão ter certeza que todos os seus concorrentes estão em igualdade de condições

Não. A Sertras é responsável somente pela homologação da sua empresa. Não excluímos ou substituímos os processos de compra e venda entre os fornecedores e compradores.

A Sertras não se responsabiliza por qualquer contato por parte do comprador, e não garante que sua empresa seja vencedora de alguma concorrência. O valor é pago pela análise documental realizada pela nossa equipe, que será realizado independente do resultado.

Sim. O valor é fixo e não cobramos nenhum valor adicional para quantas atualizações forem necessárias, desde que esteja dentro do período de vigência. A única cobrança que poderá ser solicitada é em casos de upgrade de plano, dentro do próprio período de vigência. Nestes casos, será cobrado somente a diferença dos planos.

Não, o processo se inicia assim que recebemos a autorização, desta forma, o pagamento não influencia no fluxo do processo e pode ser realizado no vencimento.

Primeiramente, precisamos da autorização para iniciarmos. A autorização deve ser feita por e-mail para a equipe de Vendas da Sertras, seguindo o modelo padrão. Após a autorização, o setor operacional da Sertras dará início a coleta da documentação pública e, em seguida, entrarão em contato por email com a listagem da documentação necessária.

Os planos dependem do nível de criticidade do fornecedor ao comprador, podendo ser classificado de acordo ao seu faturamento junto ao comprador ou pelos produtos ou serviços prestados. O plano que sua empresa deverá se homologar é indicado pelo comprador. Não orientamos a compra de planos menores do que o indicado pelo comprador, sob risco de reprovação.

Todos os planos possuem 12 meses de vigência a partir da data de emissão da Nota Fiscal.

A Sertras não realiza nenhuma renovação automática. Em até 30 dias anterior ao vencimento do seu plano, a equipe de Vendas da Sertras entrará em contato para que sua empresa autorize novamente o início do processo

Caso sua empresa no próximo ano não continue a ser fornecedor de determinada empresa compradora, indicaremos a sua empresa para o plano Simplificado, que não possui custo ao fornecedor

Não, com a homologação para a Empresa Compradora, sua empresa está homologando para todas as empresas que gestionamos, só será necessária a atualização dos documentos específicos. Sua empresa precisará realizar o upgrade do plano caso o faturamento ultrapasse o teto do plano de acordo com as especificidades de cada comprador. 

A Sertras recebe dos compradores o plano indicado para sua empresa, e que cumpra com o estabelecido na política de compras do próprio comprador.

O fornecedor não receberá cotações ou pedidos pelo sistema da Sertras, caso alguma empresa compradora precise de algum produto ou serviço que sua empresa fornece, encaminharemos o contato da sua empresa para os compradores.

Com a nova política estabelecida pelas empresas compradoras que utilizam a Sertras para gerenciar seus fornecedores, a homologação se torna obrigatória tanto para novos quanto para os fornecedores atuais. A base atual fornecedores também passará por atualização, e sua empresa poderá ser contatada para adequação.