7 passos para uma entrevista de emprego bem sucedida

A proposta desse artigo é um pouco diferente. A maioria dos textos que encontramos, apresentam o que fazer numa entrevista presencial, com a pandemia e todas as adaptações que tivemos de viver, a proposta deste artigo será: O que fazer numa entrevista on-line? Quais são os 7 passos para uma entrevista de emprego bem sucedida?

Pegue algo para anotar e preste bastante atenção nas próximas dicas. 

1. PREPARE O ESPAÇO

Verifique a internet, a iluminação, o som e também o microfone, para que tudo corra bem. Parece óbvio dizer isso, entretanto quando estamos em uma reunião fora de um ambiente controlado, nosso papel é encontrar o conforto dentro das possibilidades. 

Logo, um lugar calmo, com tudo a disposição é um bom início de conversa. 

2. ENCONTRE O CENTRO DA FALA

Provavelmente, você pesquisou tudo o que podia sobre o que fazer nesse primeiro encontro, aposto que está aqui por esse motivo, também pesquisou o site da empresa e sabe, ao menos, um pouco sobre o que a empresa faz, bem como a estrutura e a cultura da empresa.
Essa sobrecarga de informações é viável, chama (bastante) a atenção dos entrevistadores, mas toda essa informação pode se perder no meio dos seus pensamentos. Considere que existem várias influências: o nervosismo da avaliação, a vontade de agradar quem avalia, falar tudo o que aprendeu e no fim ter tanta coisa a ser dita, em tão pouco tempo. Procure o equilíbrio para montar seu roteiro e não ficar com a sensação de que não se saiu bem.

Encontre o centro, aquilo que acredita ser mais importante a ser dito sobre você, sobre a organização. Saber o que falar e como falar, nos leva para o próximo ponto.

3. OUÇA

Essa é a dica fundamental! 

Não é possível apenas se preocupar com a parte da sua fala, se você não prestar atenção na fala do recrutador, não existe preparo que faça você se destacar sem essa habilidade.

Ouvir é uma habilidade que possibilita melhor compreensão do todo e também a formulação de uma resposta mais coerente.

Formule as respostas com calma.

Quando falamos do online, não hesite em perguntar, pedir para que a fala seja repetida, o que importa aqui é a boa comunicação. Visto que as interferências do ambiente dificultam o pleno entendimento. 

4. SEJA OBJETIVO

Conseguiu equilibrar fala e escuta plena. Não pense que esse equilíbrio se liga a falar muito ou pouco, isso se liga ao fato de dizer o que precisa ser dito, o que considera de fato importante, deve ir para seu roteiro. 

E ao mesmo tempo tente transmitir o máximo de informações que quer apresentar. 

5. SEJA FRANCO

Isso também não se liga ao fato de ser ríspido ou mal educado em nome da sinceridade, não se engane. 

Depois de ouvir bem as perguntas, busque ser franco com suas respostas, respondendo com coerência sobre a sua trajetória, seja pessoal ou profissional. 

6. VALORIZE A OPORTUNIDADE 

Os recrutadores sabem que o candidato está passando pelo mesmo processo em várias entrevistas, o trabalho deles é entrar em contato a partir do que viu no seu currículo. 

Já o seu trabalho é informar quando não será possível comparecer, que irá se atrasar ou até mesmo responder o recrutador (atender o telefone, conferir e-mail e aplicativos de mensagens instantâneas). Isso também é comunicação. 

Outra parte a se atentar, é com a sua postura para esse momento. Saiba de qual empresa é o entrevistador que marcou o horário, seja gentil, seja pontual – se acontecer de se atrasar também comunique. 

A primeira entrevista é um grande canal de comunicação, então dê sempre o valor necessário para esse momento. 

7. NÃO DESISTA

Não importa quantas vezes seja necessário repetir esse processo, faça como se fosse o primeiro, o recrutador e vocês estão com o mesmo objetivo, preencher uma vaga. Então, boa sorte! 

Seja você e mostre o seu melhor. 

Nós da Sertras buscamos conhecer a pessoa que carrega com o ela o título da vaga em aberto, antes de se atentar às explicações do currículo. Costumo dizer que as entrevistas são encontros e que esse espaço precisa ser bem aproveitado, isso gera uma maior receptividade por parte do candidato. Já como entrevistadora, crio uma atmosfera afetuosa. 

Não é um bate-papo cheio de amenidades, é um resumo sobre você, por isso o item 6 se faz muito importante.

Espero que esse manual seja o início de uma trajetória com muito sucesso.
E se for o caso, vem para o mundo Sertras.

Entendeu quais são os 7 passos para uma entrevista de emprego bem sucedida?

Então acesse o Portal do Candidato para visualizar as vagas em aberto na Sertras e se cadastrar para participar do processo seletivo!