Uma empresa comprometida com os direitos humanos e o trabalho decente reconhece a importância de estender os mesmos padrões de excelência na gestão de recursos humanos não apenas para seus funcionários diretos, mas também para todas as empresas terceirizadas e quarteirizadas com as quais colabora. Nesse sentido, garantir que os parceiros terceirizados adotem práticas de gestão alinhadas com os princípios éticos e os padrões de trabalho estabelecidos pela empresa é essencial para manter a coerência e a responsabilidade em toda a cadeia de suprimentos.
Pensando nesta necessidade a Sertras criou o serviço de Gestão de Terceiros que tem como principal objetivo assegurar que todos os trabalhadores envolvidos nas suas operações desfrutem de condições justas, seguras e dignas, e assim a sua empresa demonstra seu compromisso com a promoção da equidade e do respeito aos direitos fundamentais de todos os envolvidos em suas atividades empresariais.
Este serviço é realizado controlando dois processos importantes na terceirização que são:
- Mobilização: Processo que garante que foram respeitados todas as leis para a contratação de um trabalhador terceirizado, e;
- Competência mensal: Processo que garante se foram pagos todos os direitos obrigatórios (por lei e convenção coletiva da categoria) para todos os terceirizados e quarteirizados.
E quais direitos são esses? Pagamento dos salários, FGTS (fundo de garantia do tempo de serviço), férias, 13° salário, pagamento/compensação das horas extras, INSS (responsável pelo pagamento da aposentadoria e demais benefícios aos trabalhadores brasileiros) e cumprimento do acordo/convenção coletiva da empresa.
Quais documentos são controlados?
PESSOAS:
Folha de ponto – Através dela é possível identificar se a jornada de trabalho, as horas extras (se não estão excedendo o limite permitido por lei e/ou pré-estabelecido em convenção ou acordo coletivo) e o descanso semanal remunerado estão sendo respeitados.
Comprovante de pagamento e Holerite assinado – Através dele é possível confirmar os valores pagos e os descontos daquela competência.
Aviso e comprovante de pagamento das Férias – Através dele é possível confirmar os valores pagos e se as férias foram concedidas no prazo determinado pela legislação.
EMPRESA:
GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social) específica para o tomador de serviço – Traz as informações inerentes aos recolhimentos de previdência social e FGTS dos colaboradores, além de informar todo ocorrido com o colaborador. Exemplo: demissões, afastamento, acidente do trabalho, licença maternidade, dentre outros.
Folha de pagamento da empresa específica para o tomador de serviço – Traz as informações da jornada de trabalho (horas), fiscais, contábeis e trabalhistas em valores de cada colaborador. Ela contabiliza todos os valores que a empresa deve aos funcionários/prestadores de serviços.
Guia de recolhimento do FGTS – É um documento que contém informações sobre a quantidade de colaboradores e a alíquota que será paga. É utilizada para repasse do pagamento do FGTS – Fundo de Garantia do Tempo de Serviço à CEF (Caixa Econômica Federal).
Declaração de contribuições e tributos para a Receita Federal (DCTF Web) – Através dele consultamos de forma rápida as informações (pagamentos) coletadas pelas empresas e repassadas à previdência social.
Esse acompanhamento tem a intenção de garantir que seus documentos estejam válidos e atualizados, além de evitar que multas por obrigações trabalhistas sejam aplicadas.
Controlar estes documentos é o básico. Nós recomendamos solicitar todos os documentos de saúde e segurança para garantir que os trabalhadores estão completamente aptos para executar a função. Contamos com uma equipe de especialistas no assunto, auxiliando diariamente nossos fornecedores e capazes de identificar erros, riscos e atrasos, alertando a sua empresa sempre que necessário.
Saiba mais sobre o serviço de Gestão de Terceiros entrando em contato com o nosso time Comercial, clique aqui e envie-nos uma mensagem!