Conheça a Pedagogia Empresarial: O que é, o que faz e quais são os desafios e benefícios da profissão.

A Pedagogia Empresarial, também chamada de Educação Corporativa, é o estudo de métodos, técnicas e estratégias de educação voltadas para o ambiente de trabalho. É, portanto, a mesma área do conhecimento, só que agora adaptada para o público e as necessidades existentes nas organizações.

O que faz um pedagogo empresarial?

Considerando que o pedagogo é necessário em qualquer ambiente onde há ensino e aprendizagem, o pedagogo empresarial tem como pressuposto principal a formação didática e a política de recursos humanos adotada pela organização.

Tendo isso em mente, o pedagogo empresarial está qualificado para:

  • Treinar pessoas — Identificar e desenvolver as competências necessárias para um cargo;
  • Desenvolvimento humano — Realizar a preparação de longo prazo, pensando em toda a jornada do funcionário na empresa;
  • Integração de pessoas — Promover a entrada de um colaborador na equipe, após a contratação ou transferência para o setor;
  • Desenvolvimento organizacional — Alinhar as estratégias de desenvolvimento de competências, visando o que a empresa necessita como um todo.

Onde atua?

Pode atuar independente, como um consultor, ou trabalhar vinculado ao RH e Gestão de Pessoas. 

Para que serve?

Dentre as funções específicas, cabe ao pedagogo empresarial o planejamento, a implantação, o acompanhamento e a avaliação de programas de qualificação profissional, produzindo e difundindo conhecimentos (EBOLI, 2004).

Sendo assim, sua função é promover melhorias nas condições de vida das pessoas, integrado ao processo da gestão empresarial, tendo um olhar sensível para os relacionamentos internos e externos que interferem na convivência: pessoa x empresa x produtividade. 

Analisar o contexto da empresa, acompanhar as necessidades dos colaboradores, elaborar estratégias formativas adequadas para cada equipe ou colaborador, entender possíveis dificuldades de aprendizagem, são atribuições desse profissional.

Quais os desafios da profissão?

Os desafios são identificar as demandas dos negócios e dos colaboradores, já que elas podem partir de uma necessidade técnica à comportamental. O pedagogo empresarial precisa ter recursos para acompanhar e perceber tais aspectos, para perceber as necessidades formativas da empresa, identificar oportunidades e potenciais não explorados e lidar  com profissionais não tão dispostos a aprender.  

Ao pedagogo empresarial cabe a importante função de provar aos colaboradores que o investimento nessas ações são positivas para todos. Assim, fará ações que realmente engajem os funcionários. Também, é função do pedagogo – juntamente com o apoio do gestor – desenvolver, aprimorar e descobrir talentos dos colaboradores que já fazem parte da empresa, mas que, até então, não haviam sido explorados ou descobertos.

Quais são os benefícios para as empresas?

O retorno do investimento nos profissionais de Pedagogia é visto principalmente em melhorias do capital humano e do clima organizacional. O primeiro conceito se refere ao conjunto de competências presentes na empresa. Já o segundo é o sentimento dos funcionários sobre o ambiente de trabalho e as relações em serviço. 

Em exemplos práticos, podemos citar:

  • Um novo olhar de cuidado para o RH;
  • Redução da taxa de rotatividade dos funcionários;
  • Implementação e aperfeiçoamento da Cultura Organizacional;
  • Adaptação mais rápida às diferentes movimentações do mercado;
  • Capacitação interna constante.

É do pedagogo a responsabilidade sobre as técnicas de ensino e aprendizagem, ou seja, potencializar os processos através de métodos pedagógicos, ajudando seus colaboradores a crescerem e se desenvolverem, uma vez que, funcionários valorizados e felizes, se sentem mais motivados a continuar e atuar bem no local!

O negócio é consequência das habilidades de todos que trabalham nele e, por isso, a Pedagogia Empresarial se faz estratégica.

Leia também o artigo: O valor da capacitação constante da equipe

Escrito por Isabella Albertassi – Gerente de Administração e Sustentabilidade da Sertras