A importância de manter as informações financeiras atualizadas

As demonstrações financeiras são resumos de toda a atividade monetária dentro de uma instituição. A Receita Federal prorrogou o prazo de entrega das informações contábeis de 2021, passando para o último dia útil de junho de 2022. Advertimos a importância de manter sempre essas informações atualizadas e entregues dentro do prazo. 

As informações financeiras atualizadas são essenciais para apresentar a saúde financeira da empresa e gerar vantagens competitivas com concorrentes, aumentando também a nota da homologação no nosso portal Sertras.

Vantagens de manter as informações atualizadas:

  • Melhora na tomada de decisão
  • Permite o monitoramento dos investimentos e resultados
  • Aumenta a nota na homologação
  • Transparência com o contratante
  • Visibilidade da saúde financeira da empresa

Com as informações financeiras em dia, podemos entender como está a evolução da empresa e mitigar riscos. Além disso, o empreendedor passa a ter documentos que comprovem os resultados do seu negócio, ajudando na obtenção de crédito ou na realização de parcerias.

Devido à sua importância, há obrigatoriedade de manter esses registros em dia para as empresas enquadradas no regime de Lucro Real. Mas organizações que seguem outros modelos de tributação como o regime tributário simplificado, (Simples Nacional) tem como característica a possibilidade da não apresentação do balanço patrimonial. Mas, isso se trata de uma questão tributária (dispensadas à apresentar às informações financeiras à Receita Federal do Brasil)

Na lei civil, na regulamentação contábil brasileira, o Balanço patrimonial é obrigatório! Se a empresa não tem balanço patrimonial, não conseguimos medir a saúde financeira e a situação econômica da empresa.

Se a empresa participa de licitações, homologações e concorrência, o balanço patrimonial é o principal documento comprobatório para verificar as finanças da empresa. Portanto, via de regra, nenhuma empresa está dispensada de apresentar o balanço patrimonial. Sempre aconselhamos que o fornecedor exija o balanço patrimonial da sua empresa à contabilidade.